História

Descubra como o bingo evoluiuAs formas mais antigas de sorteios de que se tem notícia são as loterias e o Bingo. Já nos séculos XIII e XIV a Itália efervescia com jogos e loterias. Nesta época, o sistema de substituição dos membros da Câmara e do Senado, em Gênova, suscitou a aparição de um novo jogo, o Bingo, que na verdade é filho da loteria.

Em Gênova, existia o costume de se substituir periodicamente os membros da Câmara e do Senado através de sorteio. Os nomes dos membros eram colocados em bolas, que eram retiradas de uma urna. Daí improvisou-se um jogo depois levado à França pelos exércitos de Carlos VIII (1495). O jogo passou a ser brindado com prêmios a partir de 1539, com Francisco I. A renda dos jogos era revertida ao Tesouro. O exemplo foi seguido pelos principados alemães, pelos Países Baixos, pela Áustria e até pelos estados pontífices, ao tempo de Clemente XII.

O Bingo, palavra inglesa, originou-se do Loto ou Lotto italiano (uma loteria que surgiu em 1530 e conhecida como Gioco del Lotto del Itália) como uma brincadeira de criança, em 1778 na Inglaterra. A partir desta data, recebeu muitos nomes como ‘Tombola’ (Tombola) nome dado pelos marinheiros da Marinha Real Inglesa, no final do século passado ou Casa’ (House) os soldados do exército inglês o chamavam assim, no início do século XX.

Durante todo o 1800 este tipo de loteria se propagou rapidamente por toda a Europa e muitos desdobramentos do jogo foram criados. Existem várias histórias de como haveria surgido o nome Bingo.

Uma delas dá conta de que o nome bingo surgiu no final do século 19 em Gales, onde mineiros, que praticamente não tinham dinheiro nem pra comer, apostavam em cartões rústicos, marcando os números sorteados com feijões (bean, em inglês, cuja pronuncia é “bin”). Quem ganhava, levava todos os feijões dos cartões dos demais mineiros. Ou seja, o vitorioso poderia levar um saco cheio de feijões pra casa. Daí a expressão “bean go”, para sugerir que o feijão ia para o vencedor.

Outra versão para o surgimento do nome é que quando o jogo alcançou a América Do Norte em 1929, se tornou conhecido como “beano”. Foi jogado primeiramente em um carnaval perto de Atlanta, Georgia.

As ferramentas do jogo consistiam em feijões secos, um carimbo de borracha com números e alguns cartões. Um vendedor de brinquedos de Nova Iorque chamado Edwin Lowe, observou o jogo onde os jogadores exclamavam “beano!” se eles completassem uma linha de seus cartões.

Lowe introduziu o jogo para seus amigos em Nova Iorque onde um deles por engano gritou espontaneamente “bingo!” em sua exaltação. “O bingo de Lowes” logo tornou-se muito popular.

Edwin Lowe o iniciador do jogo “Lowes Bingo” procurou os serviços de um professor de matemática da Universidade Da Columbia, Carl Leffler, para ampliar a quantidade de combinações. Em 1930, o professor Leffler criou 6,000 cartões de bingo com grupos de números não repetidos. Foi dito que ele completou a tarefa com sucesso, e então ficou louco.

Seja qual for o nome, o Bingo, desde o seu aparecimento, tem levado famílias inteiras aos salões do mundo todo, inclusive em luxuosos cassinos, como os de Monte Carlo, e se transformou numa promissora indústria de entretenimento e lazer para pessoas no mundo todo. Em 1966, foi criada a primeira legislação relacionada ao Bingo, na Inglaterra. Essa iniciativa despertou o interesse de muitos empresários em toda a Europa, fazendo com que a década seguinte, a de 70, ficasse marcada pela Febre do Bingo Moderno o precursor desse que conhecemos, com máquinas high-tech e salões sofisticados.

Na Espanha, em 1975, o jogo foi tão bem recebido que o sucesso foi imediato e praticamente um novo sistema surgiu, o Sistema Espanhol (o mesmo que jogamos hoje no Brasil, de 90 números). No início, os equipamentos eram artesanais e em nada se pareciam com os modernos e sofisticados equipamentos atuais. Hoje em dia, eles poderiam muito bem fazer parte do acervo do Museu do Bingo.

Com o lançamento de uma legislação específica dos Bingos espanhóis em 1978, a indústria do jogo começou a mudar e os empresários passaram a vislumbrar um futuro promissor. Nessa época, como a regulamentação era rigorosa, os equipamentos tiveram que ser aperfeiçoados.

Além da diversão, o Bingo tornou-se uma interessante fonte de empregos para muita gente. Atualmente, a indústria do Bingo emprega milhares de pessoas ao redor do mundo, pessoas que trabalham nos salões, fabricas que produzem os equipamentos usados nos salões, as gráficas que imprimem as cartelas do jogo, ou ainda nas empresas que prestam serviços para os bingos. Na América do Sul os primeiros países a abrigarem salões de Bingo, nos mesmos moldes das grandes casas espanholas, foram o Peru (em 1980), Equador (1981) e Argentina( 1985).

No Brasil, não se tem um registro histórico bem definido. O jogo apareceu nos moldes dos jogos de tabuleiros, também conhecido como víspora. No início da década de 1990, através da Lei Zico, instituiu o Bingo como jogo oficial, inspirado nos modelos espanhóis do jogo. O jogo tem muitas variações. Os Bingos estabelecidos no Brasil seguem o modelo da maior parte dos bingos do mundo, que distribuem prêmios também para os participantes que completam, antes dos outros, uma das linhas horizontais, geralmente compostas de cinco números.

O caminhos trilhado pelos empresários do Bingo não foram fácil. Muitos anos de batalhas foram gastos para que surgissem leis específicas e que garantissem a segurança, a legitimidade do setor e um bom divertimento para seus clientes. Talvez há quem tenha saudades do tempo em que, para se ter um salão, era preciso somente um carpinteiro, um eletricista e um pouco de dinheiro. Mas, essas pessoas, quando entram numa bela casa, acarpetada, com máquinas modernas, ar condicionado, vendedoras e garçons solícitos, esquecem aquela época romântica e amadora e que agora faz parte da história do bingo.

GD Star Rating
loading...
GD Star Rating
loading...
História, 5.0 out of 5 based on 1 rating

Leave a Reply

*


− 9 = nulo